16 abril 2014

Filmes ou Séries: Quem tem levado a melhor?




Estava lendo um site sobre filmes e vi a notícia que Tom Hardy (Bane <3 - Batman, O Cavaleiro das Trevas Ressurge), irá estrear uma série de Ridley Scott. Comecei a pensar no movimento de investimento de grandes atores e diretores para séries. Há um tempinho venho percebendo o quanto a qualidade e a quantidade de séries vêm aumentando. Até mesmo a facilidade para ter acesso a elas também. E os filmes? Bem, muitas vezes passam meses sem que eu veja estrear um filme que me arrebate. Não estou falando de efeitos especiais 3D "alucinantes", até porque as séries não contam com estes artifícios hollywoodianos. 
Estou querendo lembrar de filmes como Laranja Mecânica, Amélie Poulain, Pulp Fiction, Clube da Luta, Taxi Driver, O iluminado, Her, Beginners, Drive, e por aí vai. Filmes que não precisam de grandes efeitos para esconder seu roteiro pobre. Mas filmes, que causam impacto, que façam você voltar ao cinema três, quatro vezes para vê-lo novamente. Obras que te levam a refletir, aquela película que você dorme a acorda pensando nela, que tenha vontade de indicar para todos os seus amigos. Volto a repetir, muitas vezes passam meses sem que estreie um grande filme. Blockbuster sempre estreiam mas nem só de filmes "pipoca" e cheios de efeitos, sobrevive um cinéfilo.
E as séries? As séries precisam de uma boa trama para que dure, só efeitos especiais não irão segurar ela no ar por mais de uma temporada, exemplos disso são as séries canceladas rapidamente. Séries precisam de bons diálogos, boas tramas, personagens que causem empatia, histórias que nos façam esperar ansiosamente pelo próximo capítulo e muita qualidade carismática. A variedade de séries é tão grande que para se destacar é preciso nos arrebatar.  A exemplo disso vemos muitos atores e diretores consagrados se aventurando no mundo das séries. Entre as séries que merecem atenção eu cito algumas The Fall, Bates Motel, Dexter (apesar dos pesares), The Big Bang Theory, Breaking Bad (Yeah!), How I met your mother, Dr. House (Quem nunca?), True Detective, American Horror Story,  e assim por diante.

A discussão seria longa, até porque películas tem todo seu valor pra ficar gravado em nossos corações,dos filmes preto e branco até os primeiros coloridos, mas os roteiristas precisam ser mais originais, reacender a chama por filmes de textos brilhantes e diálogos excelentes. Trazer de volta o Glamour da Sétima Arte!

Pam.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Gosto muito de séries, mesmo abandonando na metade das temporadas (que vergonha)... Acho que anda faltando um pouquinho de criatividade de inovação nos filmes e séries.

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©