26 abril 2014

Livros que Amo!

Hoje vou indicar um livro que talvez seja legal para vocês lerem neste nosso ano de eleição. 
Porquê?!
Bom, talvez você acorde e se ache o cara mais socialista do mundo ou quem sabe aquele capitalista irredutível. Mas peraí, vocês sabem o que é ser mesmo uma dessas duas vertentes? Desculpe, mas se você está lendo esse post agora você não é um socialista, porque existem milhares de pessoas que não tem acesso a computadores e internet e você como um bom socialista já teria doado seu bem. Tá achando muito radical? Pois não é. Leia o livro e verá o que é realmente estar interessado no bem da humanidade ao invés de seu próprio bem. O mesmo digo para o capitalista, você é algum mega empresário que gira o capital do país e do mundo, ou é somente um consumista consciente? 
Acho legal nos posicionarmos antes de qualquer decisão e se alguma leitura ajudar, seja bem-vinda!





Falando agora um pouco da sinopse:

" O ponto de partida é a descoberta, num futuro distante e utopicamente harmonioso, de uns manuscritos redigidos por Avis Everhard em 1932.Esses documentos descrevem a aurora de um movimento que, séculos depois, acabaria proporcionando tal estado de equilíbrio social. Iniciam-se em 1912, quando a aristocrata Avis se casa com o revolucionário Ernest  Everhard. Os Estados Unidos estão nas mãos de meia dúzia de oligarcas.Os operários ganham salários de fome. Uma multidão de miseráveis se forma. Em resposta à tentativa dos reformadores de atingir o poder por meio das eleições, a oligarquia cria um sistema de repressão chamado Tacão de Ferro. Avis narra a luta dos socialistas contra o Tacão de Ferro."(A Folha de São Paulo.)

Como os outros livros de London, O Tacão de Ferro também é marcadamente inspirado na experiência do autor, e revela fortes traços autobiográficos, como as personagens principais, Ernest e Avis Everhard, que representam, respectivamente, Jack London e sua esposa Charmian. O Tacão de Ferro transcende os gêneros literários tradicionais, justapondo ficção científica, polêmica social e romance.

O narrativa é um pouco lenta, é preciso ter atenção para não perder o fio da meada. Os diálogos são excepcionais, nos discursos de Ernest então, você "viaja" literalmente para aquele período. Além de ser extremamente visionário, pois foi escrito em 1907 por Jack London, sobre uma revolução que começaria em 1912, com bases nos manuscritos de Avis redigido em 1932 e observações no rodapé postas pelo editor fictício, com a perspectiva de um tempo futuro. Como uma visão da antecipação da história. E. O livro tem muitas antíteses e um exagero realçado em suas ideias.
Pela época em que foi escrita talvez fosse esperado um livro com uma linguagem muito rebuscado, mas London não utilizou tantos desses recursos para fazer uma observação social do momento.


O Tacão de Ferro, pode ser para muitos um manual socialista, mas para mim foi uma forma de enxergar que para se denominar algo é necessário viver aquilo. E num campo político isso é muito importante, pois dar opiniões infundadas não te faz um cara superior e preocupado com o social. Muitos consumistas fazem mais pelo social que pessoas que se denominam socialistas. Ernest no livro foi socialista, e vivia em miséria, lutando com todos, por todos.
Política é sempre um assunto de debates e discussões por isso fica minha indicação de hoje.

Pam.



Autor: Jack London (prefácio de Anatole France e posfácio de Leon Trótski) 
Tradutor: Afonso Teixeira Filho
 Editora: Boitempo Editorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©