Mês passado, entrei no Desafio Literário do Tigre e como o tema de maio era bichos. Escolhi o livro Dragão Vermelho do autor Thomas Harris.
Primeiramente, porque eu amo,amo e amo as histórias/filmes e série do Hannibal e de outros Seriais Killer, segundo porque foi um motivo para ler algo que sempre estava adiando.
Vamos a uma breve sinopse:
Tirando o diálogo inicial e depois alguns raros diálogos, Hannibal quase não aparece no livro. A história é focada mesmo na vida de Will e sua mente brilhante, e no do serial apelidado de Fada do Dente. Sim, brilhante pois foi capaz de capturar Lecter. O próprio canibal se rende a inteligência de Will, da conversa que eles têm na prisão. Hannibal é um o serial killer na minha opinião mais bem estruturado, ele mata mais por influência do que por sujar as mãos.
O suspense é complexo, os diálogos bem estruturados e metafóricos. Entrar na cabeça de um serial killer é algo substancialmente intrigante. Pior ainda é perceber a forma como um trabalha psicologicamente na mente de todos, em poucos minutos ele faz Will duvidar de muitas coisas. Mas como disse anteriormente, neste livro ele quase não aparece.
Atendo ao fatos deste livro, a obra tem o foco de esmiuçar, desenvolver e provocar os pensamentos de Will e do serial Francis Dolarhyde, com uma narrativa rápida e em terceira pessoa o que nos permite um envolvimento com a história, um olhar de quem assiste de fora. Você varia as mais diversas emoções e as sente em cada página, o envolvimento com a leitura é grande e a estrutura do texto encantadoramente psíquico. O suspense é inovador também, ele não se repete, não tem momentos previsíveis. Toda história de serial killer tem esse poder de brincar com a mente dos personagens e dos leitores, abrir o intelecto para enxergar mais fundo.
Eu realmente indico o livro para quem gosta do gênero como eu, mas também indico o filme deste livro que tem uma qualidade imensa, equiparada ao livro, coisa que é rara de acontecer. Ainda mais que o filme é com Edward Norton(<3), não à toa um dos meus atores preferidos. Edward é brilhante em cada papel que escolhe fazer, enfim fica minha dica também em assistir o filme e não se arrepender como acontece habitualmente.
Autor: Thomas Harris
Editora: Record
Pam.




Nenhum comentário:
Postar um comentário