06 junho 2014

Consumismo inteligente: Vamos compartilhar essa ideia?

Oiii gente!Resolvi falar um pouco sobre o termo que uso bastante nos post falando sobre looks!

Bem, atualmente eu tenho trabalhado na área ambiental e a ideia de um consumismo sustentável num âmbito geral seria o planejamento das compras, reutilizar o que pudermos   (em artesanatos, praticidades e afins), consumir o necessário analisando o impacto dessas compras, separação do lixo, uma visão crítica do que vai consumir, se vai realmente precisar, se o consumo não vai afetar em seu bem- estar em outra área. Saber que o consumo, a sociedade em si, está totalmente interligada ao ambiental. E muitas outras coisas. 
O mais importante mesmo é o planejamento e a consciência!
Tá na hora de nos responsabilizarmos pelos nossos atos, o mínimo que seja, e parar de esperar só dos governantes, o consumismo inteligente, é uma responsabilidade social também. Saiba que não é só o governo que é responsável pelo país, todos somos.

Unindo esses conceitos decidi criar aqui o Consumismo Inteligente!

Todos gostam de comprar, de se vestir bem, de se sentir bem. Mas até que ponto é um consumo saudável?

Não acho saudável uma pessoa que compra desenfreadamente, que toda semana gasta muito dinheiro em roupas, calçados e acessórios. Que acumula essas roupas e sempre compra mais. Cara, não quero ser hipócrita eu compro também, mas isso não move minha vida, tem pessoas que são movidas a consumir, isso me deixa uma ideia de que elas tem nessa forma compulsória de comprar, um vazio que precisa ser preenchido e é desta forma que preenchem.

O guarda- roupa tá lotado, tem roupas que você nem pega mais? Quer mudar o estilo? Já ouviu a palavra DOAR? Eu não falo de desapegar e ganhar uma grana, vender em bazar não, eu falo em doar mesmo. Dar a quem precisa, procure uma ONG, a prefeitura de sua cidade, escolas, sempre terá alguém que precisa. Gente, por favor, não pegue só roupas sujas ou manchadas pra doar não, todos temos dignidade. Se você não usaria algo rasgado ou manchado, porque doa pra alguém usar? ( E tem gente que doa, é sério, vejo isso o tempo todo).

Não tem grana pra comprar? Reaproveita, pega aquele vestido que saiu de moda e transforma em saia. Pega aquela calça e customiza, pega sua jaqueta e faz um colete, use sua criatividade. Gostar de moda não é só consumir o que está em alta não, mas saber ter criatividade também. Para combinar uma mesma peça com vários looks, dá pra transforma uma peça antiga e fazê-la nova. Procure uma costureira boa, e verás que são verdadeiros milagres da moda!

A ideia do consumismo inteligente é para que as pessoas vejam que é possível usar a mesma peça de diversas formas, peças que estavam esquecidas. E também para pessoas que não tem grana pra comprar sempre, saibam que também podem se vestir bem, até mesmo com peças mais baratas e não de alta costura.

Muita gente acha assim: "Não compra porque não tem dinheiro e mimimi.", não é isso mesmo as roupas de grife tem até uma qualidade melhor, mas o que mais vemos são ideias de peças boas e que duram até mais tempo e podem ser usadas de diversas formas e tals. Não julgo quem compra Chanel, Gucci, se a pessoa tem dinheiro e quer se vestir bem, tem todo direito de comprar peças de alta qualidade. Mas comprar isso de forma compulsória, sem uma base social é certo? É normal encher um monte de guarda roupa e não tirar nem uma peça pra doar? Ter milhares de calças e saber que tem crianças agora passando frio sem um agasalho? Cara, desculpa mas é ser muito blasé e viver num mundo cor de rosa ou muito egoísta para nunca se questionar sobre essas questões e mil outras!

O mundo virou It e eu não sei? Tem bailes beneficientes que se juntarem o preço dos vestidos de todos que foram "doar", arrecadarão uma quantia maior que o próprio baile!hahaha

Ainda tem quem compre para estar na moda, OSTENTANDO. E não tem condições suficiente, se enrolam em dívidas, deixam de fazer algo para seu bem estar, só para TER.

A impressão que tenho é que se em uma calçada tiver um vestido maravilhoso, de uma grife e estilista famoso e uma criança faminta. Irá se comprar o vestido e ignorar a criança, essa é uma opinião minha!

Se cada um fizer sua parte, tenho certeza que o pouco se transformará em muito! 

Pam.

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Concordo. Muito bom.
    Hoje as pessoas cultivam muito a ideia do 'tudo é descartável.
    Ótimo post.
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Realmente, devemos pensar mais nos outros e no bem comum antes de sermos tão frívolos!

      Excluir
  2. Ótima postagem, algumas dicas eu preciso ler e reler, viu? KKKKKKK
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!:)
      Leia sim, vamos espalhar boas iniciativas!

      Excluir
  3. Super concordo

    http://mariihpaiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu diria assim: post inteligente. Modernidade líquida. Relação socal instantânea. Supervalorização do consumo. Precisamos repensar isso. A mudança começa reflexão, aparti de post como esse. Bjim. Ameii!!! Deborah www.deboralegria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Realmente devemos sempre repensar e compartilhar essas ideias para ver se vira moda também ser mais consciente de seus atos!

      Beijos!

      Excluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©