04 maio 2014

Coleções queridas!

Bom dia pessoal!

Hoje resolvi falar um pouco de música de um jeito diferente, eu sou apaixonada por bandas indies, folks, alternativas e muitas que quase ninguém conhece. Pela playlist deu pra perceber um pouco do que eu gosto. Mas além disso, eu amo música de verdade, e em todas as faces e poesias que ela nos tráz, um bom samba com poemas de Cartola e a atualidade de Roberta Sá e Maria Rita, um MPB nostálgico de Chico Buarque e com a suavidade de Vanessa da Mata. 

E como boa apreciadora de músicas, começou a surgir em mim uma paixão infinita por vinil. Essa paixão tem um misto de saudade, eu lembro da vitrola do meu avô, seu mini vinil do Cartola e o vinil do Bezerra da Silva, tocando com aquele som chiado. Quantas saudades! Lembro da coleção da minha irmã mais velha da Xuxa, Balão Mágico e outros discos infantis, tantas coisas boas que me vem a lembrança. Pra mim nostalgia saudável é sempre bem-vinda.

Eu sei que um Ipod, um MP3 que seja tem seu valor, mas cara eu me sinto tão musicalmente envolvida por uma vitrola tocando um vinil. <3

Enfim, quero falar um pouco disso depois que vi uma entrevista da Fernanda Takai (Vocalista do Pato Fu) na Marília Gabriela e ela disse que os vinis trouxeram a música de volta aos artistas, ou seja, com a venda de vinis os artistas tiveram novamente sua música vendida, por meios não piratas. Concordo com ela, deve ser muito ruim ter seu trabalho desvalorizado. Eu não gostaria de trabalhar e ver meu salário indo para outras pessoas. Por isso o preço dos cds baixaram bastante com o passar do tempo, para tentar reduzir a pirataria. E muitos artistas começaram a divulgar seu álbum para download gratuito, o Cícero Rosa Lins é um exemplo. Além de blogs como Musicoteca que permite termos acessos a esses álbuns com apoio dos artistas. Mas falando de vinis...

Os vinis andam tão caros que só gostando de verdade, que compramos. Acho que com esse reconhecimento dos artistas da importante volta do vinil, a tendência é permanecer assim, com essa supervalorização. Principalmente no meio alternativo. Até mesmo muitas vitrolas tem um preço exacerbado, é aquele tipo de hobby um pouco caro. O que me resta é comprar vinis aos poucos, esperar promoções e feiras. Ah! As feiras de vinis tem um preço super em conta, pena que acontece com certa raridade. Ou eu fique sabendo de poucas. 

Resolvi só compartilhar isso aqui com vocês amantes de música! E para achar vinis aqui no Rio de Janeiro sem ser online, tem a FNAC, Al- Farabi, Baratos do Ribeiro, Harley Discos, Sempre Música, Sherazade Discos, Tracks e algumas outras sem nomes conhecidos. 
E tem lugares que podemos ouvir também!(<3)

Locos Hermanos. Rua Henrique Novaes, 71 (Albergue Matriz) Botafogo, tel. 2256-8634. Sexta, 22h. R$ 18,00. 
Vinil é Arte e Sururu na Roda. Avenida Vieira Souto, 110 (Studio RJ), Ipanema, tel 2523-1204. Segunda, 20h30, R$40,00.
Ya'ya High Fi. Avenida Vieira Souto, 110 (Studio RJ), Ipanema, tel. 2523-1204. Terça, 23h, Grátis.

Bom, esse é meu hobby nostálgico com cheirinho de infância! 
Se é o de vocês também, indiquem outras lojas para comprarmos online e presencial.

Pam. 

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Em Duque de Caxias tem uma lojinha, sempre com descontos. Fica do outro lado da estação, depois do Correios

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©